Seguidores

sábado, 17 de março de 2012

A arte do Bordado



O bordado é a arte de bordar, e o produto dessa atividade é um objeto, um desenho, uma decoração ou um ornamento feito com agulha, linhas e tecidos.

Hoje é considerado uma técnica antiga e seu ofício é raro e muito caro pelo mundo.

É necessário, em primeiro lugar, distinguir entre o trabalho feito a mão e o trabalho feito a máquina..

O Bordado é intuitivo e com a combinação de vários pontos e a utilização de materiais  adequados  nascem o desejo de unir em um tecido, um desenho de forma harmoniosa e decorativa.

O Bordado feito com as mãos, pode adquirir o valor de “Arte”.

A distinção  entre “arte” e “hobby” é sempre dificil, mas podemos dizer que geralmente a arte começa a existir , quando o aprendiz começa a  criar. A preciosidade do bordado é o rigor de sua execução, a alta qualidade dos materiais utilizados e a harmonia da composição.

O Bordado sem dúvida é muito antigo, temos alguns fragmentos no antigo Egito, como podemos encontrar na Biblia em Exodos na construção do tabernáculo e na elaboração das vestimentas sacerdotais. 

Na Antiga China era muito próspero e muito elaborado.

 Na Europa o testemunho é muito antigo, mas as técnicas  transmitidas ao longo do tempo foi perdendo a originalidade e adquirindo caracteristicas de cada região.



Francesco del Cossa (Ferrara, 1436 – Bologna, 1478) Allegoria di marzo: Trionfo di Minerva , particolare - Salone dei mesi, parete est, Palazzo Schifanoia, Ferrara Na Itália na idade medieval, foi desenvolvido com uma expressão religiosa. A primeira escola de bordado é baseada na  cidade de Palermo no ínicio do segundo milênio e no século XII as atividades do bordado são espalhadas por toda a Europa.
Un artista italiano, Francesco Vezzoli , vincitore della Quadriennale di Roma e della Biennale di Venezia , si è segnalato per l'utilizzo di ricami (ad esempio lacrime) su foto o ritratti.O  artista italiano Francesco Vezzoli, vencedor da Quadrienal de Roma e Bienal de Veneza, tem usado o bordado em imagens ou retratos. Francesco Vezzoli participou da 26ª Bienal de São Paulo.
 Oggi, l'arte del ricamo è praticamente scomparsa, lasciando l'interesse a livello di hobby. Hoje, a arte de bordar quase desapareceu, deixando o nível de interesse em hobbies.

Lee Albrecht – Pesquisadora  e Design de Bordado.


5 comentários:

IrLik disse...

Lee, muito interessante! Bordado bonito! Abraços, Irina.

Maria Filomena disse...

Lee,
mais uma aula da história do bordado...
E essa flor em blackwork (ou seria melhor dizer colourwork) está linda...

Parabéns

com abraços de Maria Filomena

Алена disse...

very beautiful embroidery)))

Krista disse...

Hello Lee, I am new to your blog and want to say this flower is so beautiful!

Krista disse...

Hello again, Lee. Is this flower your own design, or can you tell me who is the designer. I like it very much. Thank you so much!