Seguidores

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Documentário Bordados

Uma antiga aluna, antes de mudar de Campinas, trouxe para mim...(só para ver) um trabalho sem preço...

Acreditem uma Trouxinha de Bordado! Sua avó ou Bisavó era da Hungria e durante a 1ª Guerra Mundial ficou interna em um Colégio na Suiça. E Esses foram os bordados que ela aprendeu ainda criança.

E chegaram até o Brasil em tempo em que as pessoas vinham como imigrantes, fugindo da guerra, quanto cuidado para isso chegar até o ano de 2010 em perfeito estado.

Fiquei admirada e acreditem deve ter uns 40 pedaçinhos de tecidos e em cada um - um bordado diferente - e perfeito coisa de gente grande.

Tirei votos de todos, ponto matiz, richelieu, barrinhas, mini roupinhas, bordados típicos da Hungria, crochê, trico, Bainhas abertas... Ponto cheio...

Enfim estou compartilhando algumas das fotos com vocês, claro que esse pequeno embrulho tem um valor inestimável para Izabel... e com certeza é uma bela recordação.

Quem não gostaria de ter uma coisa igual a essa... uma energia gostosa, suave, leve de um período tão dificil para a História da Humanidade.








5 comentários:

Maria Filomena disse...

Lee,
você é uma caixinha de surpresas....E parece atrair essas coisas lindas todas...É mais uma qualidade tua, pois se as pessoas vão até você é porque encontram algo de bom...
Os trabalhos que você postou tem um valor incálculável, que é o maior de todos: o valor dado pelo coração....
Há um regalito para ti no meu blog.
beijos de Maria Filomena

Lee Albrecht disse...

Filó
não esses bordados não são meus, eu só os vi e tirei as fotos para guardar de lembrança. Os bordados pertencem a uma antiga aluna isabel que guarda com carinho.
Lee

Monika disse...

Lee,
O bordado azul-vermelho é o bordado húngaro original. Seu nome é Buzsák. Esta aldeia está no condado Somogy.
Monika

Lee Albrecht disse...

Monika
obrigado por dar essa informação do nome do bordado. isso para nós é muito importante. Esse intercâmbio de culturas é gratificante!!!
Um beijo
Lee

arte anonima disse...

lee, entrei no teu blog agora e, como sou apaixonada por bordados... pirei!!!
obrigada por compartilhar...
admirável ação...
bjs