Berlingots - Doces sabores - foram criados a partir de desenhos tradicionais da Letônia, dando um ar de suaves sabores: morango, curaçau, pitangas, lima-limão e menta.
Conta a história, que o padeiro do Papa Clemente V (1305-1314), residente em Carpentras - França, que para comemorar a dissolução "L Ordre dês Templiers", preparou uma iguaria, utilizando uma grande quantidade de xarope que tinha sido inutilizado, e acrescentou nesse caramelo limão e hortelã. Ele esticou o caramelo com palitos e ofereçeu ao Papa, com estas palavras: "Honra a Bertrand de Got - cortar com tesouras de ouro". Bertrand era o antigo bispo de Brodéus.
Se a origem do nome vem do século XIV, é seguro dizer que temos um confeiteiro de Carpentras François Long Pascal, que em 1840 teve a idéia do uso do xarope com frutas - dando a base da composição desses doces. Em seguida teve a brilhante idéia de acrescentar uma massa branca de açúcar. Assim os primeiros berlingots tinham uma côr âmbar, com nervuras finas de açúcar branco.
O Berlingot de Carpentras nascia com essa característica, outros confeiteiros começaram a usar variados sabores: cereja, pêssego, pera, ameixas, figos, melão, damasco, hortelã, limão, menta, anis, laranja e pitangas.
Em 1824-1897 Gustave Eysseric passou a produzir em escala industrial, e determina que os berlingots fossem colocados em latas decoradas. Hoje essas latas são procuradas por colecionadores.
Infelizmente na guerra de 1939 a indústria se retraiu e em 1962 existiam somente 5 confeiteiros.
Em 1994, Thierry Vial, procura recuperar a produção e salvar a memória dos berlingots.
Hoje a região de Carpentras na França, faz parte de um roteiro turístico para conhecer a fabricação e os mestres dos berlingots artesanais.
E viva aos berlingots!!!!
Visite nosssa página e adquira o kit de Berlingots...
5 comentários:
Lee,
não conehcia essa história...
Como você é culta....Obrigada por compartilhar tantos conhecimentos....
Além dos doces, os bordados estão deliciosos...
beijos
de Maria Filomena
Taí, a proxima pessoa que for pra França, já sabe o que trará pra mim!
Tenho que experimentar um desses!!
Bjs
Filó
a internet é uma coisa maravilhosa... se não fosse ela eu jamais teria acesso a todas essas informações... eu procuro usar ela só para me acrescentar algo... e a cada entrada aprendo um pouco mais.
Isso porque ainda me considero meio burrinha no computador... rrsss a Ana Paula, sabe do que estou falando...o Skype está me deixando louquinha... e algumas vezes me pergunto e agora que botão aberto...
Desculpe-me... que botão aperto... do verbo apertar...
Bom dia Lee
Isto é o que se chama 3 em 1: doces, bordado e cultura.
Adoro este tipo de postagens, em que alguém partilha connosco o que sabe.
Beijinhos
Helena
Postar um comentário