Seguidores

domingo, 15 de julho de 2012

Prefácio do Livro "Enciclopédia dos Trabalhos Femininos"

Prefácio do Livro “Enciclopédia DOS TRABALHOS FEMININOS”

O Prefácio escrito por Thérèse de Dillmont, mostra a precupação em 1886 de deixar os conhecimentos de bordado  adquiridos ao longo dos anos em uma publicação completa sobre o Bordado.
 Essa mesma preocupação nos leva depois de 125 anos, a fazer uma página na Internet, divulgando nosso conhecimento sobre o Bordado.


Livro escrito por Thérèse de Dillmont, em 1.886, a pedido do Grupo DMC, empresa francesa tradicional na fabricação de linhas desde 1746. 

Prefácio

“Considerando que até o dia de hoje, não existia nenhuma publicação contendo um acervo completo dos trabalhos conhecidos sob o nome de “trabalhos com agulhas” ou “trabalho de damas”, decidimos publicar, na presente Enciclopédia, o resumo dos conhecimentos que adquirimos através de anos de prática constante, com a esperança de poder oferecer às mulheres que possuem o gosto por este gênero de trabalho, o meio de praticar, aprendendo sozinhas, cada aspecto da arte do bordado.

A obra apresentada hoje ao público é, aliás, o fruto de perseverantes pesquisas e de muito trabalho. Para que se possa entendê-lo melhor, bastaria salientar que nas figuras que complementam as explicações do texto, o modelo, a gravura, os clichês, tudo é inteiramente inédito.

Além disso, foi somente graças aos cuidados dados às ilustrações, que conseguimos obter desenhos que reproduzem fielmente os trabalhos originais, contribuindo como desejado, para clareza e compreensão das explicações. Afinal, um trabalho como este não poderia evitar certa aridez, se nós nos limitássemos a uma simples exposição teórica. Acreditamos ter evitado este problema, enriquecendo a publicação com um grande número de modelos, alguns dos quais especialmente compostos para esta ocasião, e outros copiados de objetos de arte com grande pureza de estilo, oriundos de países e de épocas que produziram obras remarcáveis por seu valor e perfeição artística. Das coleções às quais tivemos acesso, pudemos tirar, livremente, tanto os modelos como os diversos gêneros de bordados que aí encontramos.

À primeira vista, a reprodução de alguns dos modelos pode parecer extremamente difícil, mas após uma leitura atenta e observação rigorosa das indicações e conselhos que as acompanham, rapidamente nossas leitoras se convencerão que esses modelos são, geralmente, de uma facilidade de execução surpreendente.

Para concluir estas reflexões, gostaríamos de exprimir a esperança de que este trabalho seja bem acolhido pelo público ao qual se destina. Esta será a melhor recompensa para o cuidado e o carinho que a ele dedicamos”.
                                                    Thérèse de Dillmont
                                                         (1846-1890)

2 comentários:

Marilia Baunilha e Patch disse...

Uma preciosidade!

Beijos,

Eneida

Maria Filomena disse...

Lee,
Thérèse foi uma grande senhora,
considerando a época em que viveu publicar um livro desses foi um esforço homérico....
Abraços de MF