Seguidores

domingo, 6 de março de 2011

História da Bolsa!! Deixe umcomentário nesta postagem!


A história da bolsa é muito antiga e vem de um tempo em que nem se pensava em moda, muito menos que ela serviria para guardar batom e uma escova de cabelo.

Derivada do latim Bursa, as bolsas surgiram 1000 a.C em regiões que concentravam grandes civilizações ao longo dos rios Nilo, Eufrates e Indo.

Criadas a partir da necessidade de transportar objetos, as bolsas eram feitas tanto para homens quanto para mulheres. As masculinas, normalmente feitas em couro, podiam apresentar a posição do dono da bolsa - as armações eram feitas dos mais diferentes materiais: Ouro e ferro.



As bolsas femininas eram menores que a dos homens e transportavam materiais de costura e rendas.

Durante o século XVI surgem os pockets (bolsos), feito normalmente aos pares. Já no século XVIII, surge o pocketbook, ou bolso de livro, com a finalidade de carregar dinheiro.

Nessa época haviam diversos modelos e formas de usar a bolsa. Também haviam modelos específicos para guardar livros de orações, relíquias, remédios e chaves.


Foi na França, no século XIX, que o sentido estético das bolsas começou a ter tanta importância quanto o utilitário, depois que Maria Eugenia, esposa de Napoleão III, chamou um estilista para fazer seus figurinos, combinando roupa, sapato e bolsa. No ínicio do século XX, foram criadas as bolsas de compras e as de viagem, ambas feitas em couro.

Desde sempre, a bolsa é um porta-segredos. Detalhes íntimos e objetos pessoais habitam as bolsas femininas e quando seu tamanho é pequeno para levar todos os "tesouros femininos", entra em cena outra bolsa grande para ajudar, e, ainda assim, é capaz de faltar espaço!


A bolsa, portanto, é um acessório fundamental no universo feminino, e as mulheres, definitivamente, não conseguem viver sem elas.

Se voce gostou dessa história.... deixe um comentário aqui.... ah! essas bolsas eu que bordei.

5 comentários:

unikat disse...

Fantasticamente inteligente!

Maria Filomena disse...

Lee,
acabo de chegar de viagem...
E estou cá para apreciar as tuas bolsas....Lindas...tanto as bolsas, como a história....Blog pode e deve ser transmissão de conhecimento, cultura, e beleza... Não sabia dos pormenores que você nos contou...e finalizando...as tuas bolsas são fantásticas...
abraços de MF

Pilar disse...

Bonito reportaje Lee.
Besos

STILO BASICO disse...

Além da utilidade inegável , uma bolsa bonita é sempre um charme .

bjim

Lee Albrecht disse...

Os comentários terminam aqui nessa postagem.
Obrigado a todas que deixaram o seu comentário!