Seguidores

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Richelieu & Renascença


Para conhecer a História do Bordado de Richelieu e a  Renascença, devemos antes conhecer um pouco da História da Humanidade....

O Renascimento foi um marco na Historia da Humanidade de carater Social e Cultural nos , séculos  XIV, XV e XVI  que ocorreu em toda Europa...
Também conhecido como Renascença. Este período marca a transição entre a Idade  Média e a idade Moderna.
 O Renascimento propriamente dito foi precedido na Itália por um importante período de fermentação cultural a partir de meados do século XIII, em parte inspirado pela presença de um novo movimento religioso desencadeado pelas ordens e em especial a fundada por São Francisco de Assis, que pregou entre os pobres falando da beleza do mundo natural e da dignidade do homem, favorecendo uma relação mais direta e íntima com Deus, e seu exemplo de vida estimulou os intelectuais artistas  a verem o mundo com outros olhos, com mais otimismo.
 
Outro elemento de suma importância foi o desenvolvimento da 

-  Literatura:  através de Petrarca, Baldassare Castiglione e Maquiavel
 - Artes Plásticas: Leonardo da Vinci, Botticelli, Michelangelo, Rafael Sanzio e toda uma gama imensa de grandes mestres
- Aquitetura: um periodo também, de grandes realizações arquitetônicas.

A  fase do Renascimento na Itália ficou conhecida como a Renascença Italiana e a referência inicial é a região da Toscana, centrado nas cidades de Florença e Siena.

Nessa  época começam a surgir as primeiras referências sobre o trabalho feito com as mãos: o Bordado 

            Bordado de Assis na cidade de Assis.


            Reticello


Portugal nessa época se aventurava pelos mares e em 1.500 foi Descobrimento do Brasil.
Durante os séculos XVI e XVII o Brasil sofreu grandes invasões.

Invasões  Francesa
 em 1555 fundaram a França Antártica no Rio de Janeiro e em 1612 fundaram a cidade de São Luis no Maranhão.

Invasões holandesas
Em 1599 as cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Santos foram atacadas pelos holandeses
Em 1603 foi a vez da Bahia ser atacada pelos holandeses.
Em 1630 os holandeses invadiram a região de Pernambuco.
Entre 1630 e 1641 os holandeses ocupam o litoral Naranhão, Paraíba, Sergipe e Rio grande do Norte


Invasões Inglesas
Em 1591 os ingleses ocuparam a cidade de São vicente e Santos.

Imigração no Brasil

Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia  habitando o Paraná, os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia, os italianos de Veneza , Gênova,  Calábria, e Lombardia, que em sua maior parte vieram para São Paulo, os japoneses, entre outros.
O maior número de imigrantes no Brasil são os portugueses, que vieram em grande número desde o período da Independência do Brasil.

Acredito que o Bordado no Brasil começou a ser introduzido pelos Imigrantes  no começo do século XVII.. com a chegada de famílias tradicionais   que  se instalaram aqui.

O bordado Richelieu

Armand Jean du Plessis, Cardeal de Richelieu, Duque de Richelieu e de Fronsac  foi um político francês,  primeiro-ministro de Luis XVIII de 1628 a 1642. Ele importa da Italia ,da cidade de Veneza hábeis bordadeiras para a França e funda as primeiras escolas de bordado
 De acordo com modelo original, eles eram chamados de “Bordados Renascença”, “Bordado de Veneza” ou “Bordados Colbert” , mas o Richelieu tem uma caracterisitca própria... normalmente bordado sob linho  e seus desenhos recebem elos de ligação entre os desenhos  que recebem o nome de brides e  depois de concluído o bordado, recebe cortes especiais.
Este bordado, além de ser executado a mão, também pode ser executado a máquina.... mas sem duvida o bordado a mão é mágico e maravilhoso!!! São utilizados em toalhas, napperons, cortinados, camisas, colchas dando uma beleza impar e cheia de requinte!

O Bordado Renascença

O Bordado de renascença recebe uma fita que chamamos de Lacê, e inicialmente é pressa em um papel com o desenho a ser executado
e posteriormente é lançado fios
podendo ser aplicado em tecidos. 

Peça com mais de 150 anos do Acervo da Escola de Bordado



2 comentários:

Unknown disse...

Lee,
uma maravilhosa aula de história e do bordado, ou melhor, da Historia, inclusive do Bordado!!!


abraços de MF

cerato disse...

¡Qué bonitos!
Un saludo