Seguidores

sábado, 13 de fevereiro de 2010

História da Páscoa

A Páscoa é uma das datas mais importantes entre as culturas ocidentais e sua comemoração remota muitos séculos atrás, porém sua origem teve destaque entre os hebreus - onde aparece o termo Pesach cujo significado é passagem.



Entre os judeus, esta data assume um significado mais importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durante vários anos. Esta história encontra-se no Velho testamento da Bíblia, no Livro de Exôdos.

A Páscoa Judaica, também está relacionada com a passagem dos Hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés fugiram do Egito.

A Páscoa Crista, celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. A celebração é realizada no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de março) no Hemisfério Norte.
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. esta semana tem ínicio no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.



Arvores de Páscoa , Coelho e Ovos de Páscoa

A tradição de decorar árvores de Páscoa, com ovos coloridos é bem conhecida na Alemanha. Muitas famílias cristãs criam ornamentos das escrituras começando em Genêsis e termina com a Ressurreição de Cristo. Você pode adicionar um enfeite por dia durante os 40 dias da quaresma, ou apenas um por semana até a semana santa e daí passa a adicionar um por dia. Os ornamentos geralmente são feitos à mão e as crianças ajudam a decidir o que fazer em símbolos enfeites para decorar a árvore da Páscoa.

O coelho está simbolicamente relacionado à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. No antigo Egito o coelho representa o nascimento e a esperança de novas vidas.

Tanto no Judaísmo como no Cristianismo, a Páscoa esta relacionada com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa, também estão neste contexto da fertilidade e da vida.

A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e ínicio do século XVIII.

Mas, o mais importante dessa celebração é a Ressurreição de Cristo Jesus, que nós dá esperança para uma vida melhor. Que todos tenham uma Santa Páscoa!!!



2 comentários:

Maria Filomena disse...

Lee,
gostei do texto. É uma aula de história....
Gostei igualmente das fotografias....Revelam um espaço maravilhoso....

Bom domingo e muitos bordados...
beijos de Filó

Monika disse...

Lee,
Você escreveu sobre as férias de Páscoa muito agradavelmente! É a sua significação mais importante para mim que Jézus foi ressuscitado!
O aniversário não o aniversário do meu blog, mas uma mulher húngara.
Monika