Seguidores

sábado, 26 de dezembro de 2009

O que é Darning Stitch?





Podemos encontrar vários samplers - panos de amostra do bordado de Darning Stitch, principalmente no ínicio do século XVIII no Norte da Europa. Nessa época as meninas aprendiam o bordado que seria uma técnica de cerzidura (método tradicional para reparar tecidos danificados - consertar buracos).

Na maioria dos panos de amostra encontramos diversas cruzes, onde percebemos com clareza a urdidura (sentido vertical) e a trama (sentido horizontal) do tecido.

Vamos encontrar o tradicional bordado de Darning na África, Japão, Europa, Escandinávia, Paises Baixos, Oriente Médio, México e Peru.

Atualmente está ocorrendo um resgate desses panos de amostra pela Rússia, França e Alemanhã, preservando os antigos bordados e criando comunidades de bordadeiras onde estão desenvolvendo e sentindo prazer de fazer novos samplers de Darning.


Pano de Amostra datado de 1799, além das cruzes podemos perceber os detalhes das coroas, muito usado nessa época nos samplers.
Alguns desses Samplers levaram 5 anos para serem bordados .

Esse curso foi desenvolvido pela Designer Lee Albrecht e sua utilização e reprodução sem prévia autorização estão sujeitos as Leis vigentes do País de Direitos Autorais.

2 comentários:

Laima ir Valerija disse...

Elementarūs, bet nuostabūs deriniai... Vienoj vietoj net Lietuvos vėliavos motyvas :)

Lee Albrecht disse...

Laima quiz dizer...
Cores maravilhosas... um motivo da cor da Bandeira da Lituania.