sexta-feira, 9 de julho de 2010

Viagem à Portugal - IV Parte


"Lenço dos Namorados"


Depois a Riitta nos falou sobre o "Lenço dos Namorados", mas ela acabou não adquirindo nenhum pois o preço era de 150 a 175 euros.... com certeza nós que gostamos do bordado.... sabemos o valor que ele tem.... mas não podemos comprar tudo o que sonhamos....

A foto ao lado foi tirada de alguma página da internet.... e a História do lenço que vou escrever abaixo, foi tirada da revista ArteIdeias, que a Filomena me mandou de presente no ínicio do ano....
"Lenço dos Namorados"
Os primeiros lenços terão surgido há 3 ou 4 séculos atrás. Nos salões senhoris do século XVII - XVIII, o amor surgia em forma de lenço. Jovens educadas, prendadas, bordavam os seus sentimentos, com talento e rigor... que encantariam os jovens amados a quem se destinavam.
Com o conhecimento de ponto de cruz - adquiridos durante a infância - a moça em idade casadoira, bordava o seu lenço, com as quadras e as simbologias que brotavam da sua imaginação.Nesse trabalho estavam presentes valores que eram caros a jovens de idade de casar, tais como a fidelidade, dedicação, amor e/ou amizade...
Algum tempo mais tarde, esta forma de expressar sentimentos por parte da mulher, chegaria ao povo,que logo adaptou os então "Lenços Senhoris" em "Lenços dos Namorados", introduzindo novas cores e pontos mais fáceis, para além de outras acaracterísticas marcadamente populares.
Eram semanas de trabalho na elaboração de um lenço, o qual poderia marcar ou não, o início de um namoro, consoante a reação pública do "namorado" , isso é conforme ele usasse ou não o lenço...
A intenção - envolta na arte de saber bordar - era seduzir aquele que seria o amor da vida da jovem que se propunha bordar um lenço. O final da história de amor (tanto nessa época, quanto no século XXI), poderia ser feliz ou não, dependendo dos encontros e desencontros que a vida reservaria para além da arte de saber bordar.
Como é sabido, o Minho surge - por excelência - como a região de origem dos Lenços dos Namorados, tendo a Aliança Artesanal de Vila Verde, assumido um papel preponderante na recuperação rigorosa desta arte popular, entidade com a qual a "A Arte da Terra" tem - ao longo da última década - realizado as mais exposições do tema.
De 26 de janeiro a 28 de fevereiro de 2010 - os Lenços dos Namorados - ocorreu uma Exposição magnífica junto a Sé de Lisboa.
Mais uma vez obrigada Filomena pela revista!!!

2 comentários:

  1. Lee,
    somente agora eu consegui vir ao computador, pois agora 18h03, cheguei de Lisboa. E, para minha surpresa, você colocou uma verdadeira aula de história, geografia, artes e tudo mais, sobre Portugal. Parabéns pelas matérias tão agradáveis de se ler. Espro que haja mais matérias destas para eu saborear. Isso mesmo! Saborear com os olhos e com a alma.
    Um grande abraço desta amiga
    Maria Filomena

    ResponderExcluir
  2. É a primeira vez que venho aqui, e amei!!! Parabéns pelo blog, amo toda essa delicadeza. bjs
    Carla

    ResponderExcluir