domingo, 31 de janeiro de 2010

Brazil Patchwork Show 2010!!!


Em breve estaremos participando pela primeira vez, da 4ª Brazil Patchwork Show 2010 na cidade de São Paulo, divulgando nosso trabalho e o trabalho das alunas.


Para isso estamos preparando uma coleção especial de mini-kits de bordado que serão vendidos em nosso espaço, que será decorado de uma forma toda especial... levando assim um pouco do ambiente da escola para a feira.


Os mini-kits serão de diversos tipos de bordado: ponto cruz, blackwork, Hardanger, fio agrupado, assim qualquer pessoa poderá estar iniciando no bordado, com trabalhos pequenos e delicados.
Um desses mini-kits serão essa coleção de flocos de neve, enfeitados com miçangas e bordado em ponto cruz, no étamine especial azul e serão vendidos em embalgens individuais. Ideal para enfeitar árvore de Natal, maçanetas de portas, detalhes em janelas... é só curtir.... e bordar
Espero sua visita!!!



História de uma Vida II

Tia Erna nasceu na Rússia, e veio para o Brasil junto com a família em 1927, durante a travessia de navio bordou esse avental maravilhoso.... isso foi entre 20.08.1927 até 04.10.1927.
Durante quase 50 anos, tia Erna trabalhou em São Paulo, cuidando de bebês de familias ricas, como enfermeira dos recém-nascidos (acompanhava a mãe antes do parto, cuidava da roupa do bebê e depois ficava cuidando do nenê até o terceiro mês), era considerada como uma pessoa da família e até o final de vida manteve contato com algumas dessas pessoas. Também tenho dessa época guardada as colherzinhas de prata, que usava para dar os remédios para os pequeninos.

Mais ou menos na década de 1980, ela me chamou e contou a história desse avental e me deu de presente, pois sabia que eu ia guardar com carinho.... nessa época nem sonhava em ter uma escola de bordado.... mas Deus já estava preparando o caminho....

Minha tia tinha muitos bordados da minha avô e da tia Olga, e esses bordados ficaram também para minha irmã Lolita, que cuidou com carinho, e hoje ela cedeu alguns para colocar aqui na Escola. Com certeza minha irmã me ajudou e ajuda muito para manter esse espaço tão especial.

Agradeço a Deus, por nos ter escolhido para falar ao mundo sobre um pouco do bordado no Brasil em pleno século XXI, e hoje sinto que através das poucas palavras escritas... as pessoas que visitam minha página também foram tocadas a também a estudar o bordado e a compartilhar conhecimentos e histórias.



sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

100 Postagens!!!


Hoje preciso colocar algo muito especial, em 2 meses de blog, tivemos mais de 6.000 acessos, sendo que 80% do exterior e 39 seguidores.


Fico muito contente em poder estar divulgando um trabalho feito no Brasil com qualidade internacional, já que no Brasil temos pouco incentivo à cultura.


Eu e minhas alunas agradecemos a entrada de cada uma que veio nos visitar e que fez um comentário sobre nossos trabalhos.


Nesses dois meses fiz amizades por Portugal, França, Hungria, Espanha, Lituania, Letônia, Africa do Sul e outros paises que não recordo, mesmo sendo escrito com o tradutor do google, pudemos expressar nossos sentimentos, e isso é maravilhoso. Sempre digo que o Bordado é uma língua Universal, e através dele conseguimos nos comunicar em qualquer parte do mundo.


Algumas pessoas pelo Brasil e pelo exterior já estão com kits produzidos pelo Studio de Bordado Lee Albrecht, e começando a ter prazer em bordá-los, e eu particularmente fico muito feliz!!! pois todos estão ajudando a fazer o resgate da História do Bordado no Brasil.


Um grande beijo a todas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Blackwork - Curso Médio

Dando continuidade ao nosso assunto de Blackwork, aqui temos o curso médio, onde encontramos alguns desenhos mais elaborados, e eles podem ser bordados em preto ou com linhas coloridas.. que eu chamo de Blackwork contemporâneo.
Backwork é um bordado que se enquadra no tipo de bordados a fios contados.... porque precisamos sempre estar contando os fios do tecido, que pode ser o cânhamo, o linho ou um tecido do tipo Unifil. Eu particularmente sempre uso o unifil da DMC.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Blackwork - Curso básico


Blackwork é um bordado pouco conhecido das bordadeiras, apesar de ser um bordado da época medieval... poucas pessoas conhecem...
é um bordado que exige o raciocinio lógico, e sempre falo para as minhas alunas, que antes de começar a bordar temos que estudar o caminho que iremos estar fazendo. Ele pode ser bordado na horizontal, na vertical e na diagonal.

Imaginem um ponto de alinhavo que vai e depois volta preenchendo, essa é a base do blackwork.


Dicas:

1. bordamos com a linha moulinée preta, um único fio, e o tamanho dessa linha é de no máximo 50 cms.

2. utilizamos o arremate posterior, o que é isso?? Você deixa a linha presa no canto do bordado começa a bordar e depois arremata em 4 a 5 pontos do bordado, pelo avêsso, fazendo um zig-zag entre os pontos. Não dá nó.

3. Quando temos todos os pontos interlicados, conseguimos deixar o avesso igual o direito.

4. No caso abaixo onde tem os quadradinhos - não conseguimos deixar o avesso igual, por que eles estão separados.

Você poderá ver outras dicas do bordado no blog da Lia e suas artes e a Ana Paula do blog Dicas de Popola está iniciando o trabalho
O kit também está disponivel a venda na loja virtual






terça-feira, 26 de janeiro de 2010

100 Bolsas Bordadas por Lee



100 Bolsas Bordadas por Lee, é o tema do CD room, onde tenho a foto de 100 bolsas bordadas e a apostila de como elas foram feitas e alguns gráficos.



Também foi o tema da primeira exposição que fiz, aqui no espaço e levou o nome de "100 Bolsas Bordadas por Lee", o ingresso era 1 kilo de alimento e conseguimos em um final de semana 400 kilos de alimento que foram doados a 3 instituições.

Esse CD também está a venda pelo preço de R$ 60,00 na

http://escoladebordado.com.br/lojavirtual/index.php?cPath=36 ou entre em contato pelo e-mail : leealbrecht@terra.com.br




segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Toalha de Ajour

Ja falei a vocês um pouco da minha aluna e colaboradora Riitta. uma pessoa especial, e aqui temos uma mesa com diversos trabalhos dela.

Toalha bordada em Ajour... Marcador de Bíblia em Frivoliée..... e marcador de Bíblia em Hardanger e Fios Agrupados que eu bordei.

Uma mesa representando a fé, a esperança , e o amor.... detalhe uma Arca de Noé.... com certeza sabemos que a tempestade surgi e quando ela passa vem o momento de tranquilidade, de paz, de harmonia.... sinto isso aqui....

Aqui também alguns dedais que ela me trouxe de suas viagens.... Finlândia, Noruega...



domingo, 24 de janeiro de 2010

Toalhas em Hardanger


Hoje é o dia das toalhas de mesa, não podia deixar de mostrar estas duas toalhas de Hardanger das minhas alunas Cecilia e Semiramis.... Duas toalhas maravilhosas, que foram executadas com muito carinho e determinação. Existem outras toalhas em andamento na Escola.... e todas maravilhosas...
Ainda vocês podem ver meus anjinhos bordados em ponto cruz, 5 caixas maravilhosas bordadas em Hardanger....
Ah! sem contar que o jogo de chá, pintei a quase 30 anos atrás de miosótis.... mas hoje fico só com o bordado.
Posso dizer que também "pinto e bordo".

Bordados da Cintia

Os Bordados da Cintia são todos muito especiais, ela é apaixonada por toalhas de mesa... e cada uma mais bonita que a outra.... cada ocasião tem a própria toalha agora está fazendo uma que será usada sempre no Reveillon, que serão de Romãs bordadas em ponto cruz.


Mas, essa cortina que ela bordou para enfeitar a janela da casa, realmente é muito linda e primaveril, e a delicadeza das borboletas, e os detalhes de botões de folhas

Mais uma vez, Parabéns Cintia....pela determinação e paciência de fazer trabalhos maravilhosos..







Se você quiser conhecer outras toalhas da Cintia visite:
http://www.escoladebordado.com.br/alunas.html

Recebi um Prêmio!!


Recebi um premio da minha amiga Julia Thompson Soria da Espanha.

Uma bela mulher e com uma história de vida linda! Licenciada em belas artes - trabalha com pintura e restauração.

Recomendo visitarem o blog dela, pois aprendemos muito... uma das coisas que me interessou...

Foi no tag: Fibromialgia - onde encontrei a história de Frida Kalbo e acabei aprendendo muitas coisas sobre a fibromialgia e a síndrome da fadiga crônica e cada vez mais acredito que o bordado como outras artes, tem um processo magnifíco para a cura das dores, pode não iliminar, mas com certeza ganhamos em qualidade de vida quando estamos criando e fazendo algo com as nossas mãos.



e vou dedicar meu premio também para as minhas amigas:











E outras amigas que visitarem meu blog, também poderão estar adicionando esse premio. Todas são muito especiais para mim.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Festa!!!

Aqui nós temos um xalé de lã, todo bordado em pedraria, para um casamento. Minha aluna Silvia que executou esse trabalho maravilhoso e depois resolvemos fazer uma carteira para acompanhar o desenho.

Essa é uma peça única.... o jogo de cores ficou maravilhosoooo. e como é gostoso ver cada aluna fazendo um trabalho diferente...e eu somente ajudando a escolher os desenhos as pedras...




Hoje, não tenho mais tanto tempo para bordar tudo o que quero, mas eu me realizo vendo as pessoas bordarem meus desenhos.

Parabéns Silvia!!!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Minha aluna Giuliana


Minha aluna Giuliana, é uma pessoa muito especial, está aqui na escola há 8 anos, é italiana e sua mãe que ensinou o bordado.

Borda muito bem, tem uma criatividade... e é um amor de pessoa.


Aqui bordou uma caixa em um tecido da Indonésia, que era um kit... mas a caixa dela superou tudo.... e para alegria minha... depois de um tempo... me deu de presente!!! Fiquei muito contente.


Também abaixo, uma bandeja bordada em ponto palestrina sobre um linho!!! Ficou maravilhosa...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Imperial Collections

Imperial Collections

essa e uma pequena bolsa quadrada, mede em torno de 20 x 20 cm e foi bordada com paetés de tamanho medio e pequeno na cor ouro e ouro fosco, ainda utilizei miçangas douradas, vidrilhos pretos e paetés vermelhos. Ficou um sucesso!! Ideal para ir a festas....
O nome Imperial Collections é porque usei embaixo um tecido japonês que levava esse nome... mas o tecido não parece nem um pouquinho com o bordado da bolsa.
Nessa foto abaixo vocês vão perceber nos cantos como o tecido era... com muito verde e amarelo.. ninguém achava que daria para fazer uma coisa tão bonita!!!
Mas, quando entra a inspiração de Deus.... e o artista recebe na alma.... acaba saindo é coisa linda!!! É uma das preferidas.....fiz com muito carinho, mas podem ter certeza foi criação que levou quase um mês para finalizar a bolsa.
Normalmente os kits de bolsa, faço em uma edição limitada... pois quero que elas sejam consideradas quase únicas....
Qual o preço da bolsa pronta....não tem preço!!! Gosto de fazer os kits, pois sei que minhas alunas terão uma peça maravilhosa e tenho conseguido fazer com que as bolsas bordadas pelas alunas ficam cada vez mais lindas e algumas vezes mais bonitas que a minha.
Tenho orgulho das minhas alunas.... beijo a todas....

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Hardanger - Curso Médio

Tenho escrito um pouco sobre o Hardanger, realmente é um bordado apaixonante!!!
E estou procurando desenvolver uma metodologia de ensino, para que as pessoas tenham facilidade em aprendê-lo. Acho que estou conseguindo, já escrevi um pouco sobre o meu curso básico, e agora a meta e escrever sobre o curso médio - como é executado, como é feito os enchimentos.
Depois é partir para a publicação de um livro!!
Uma aluna muito especial D.Julia, optou por fazê-lo fora dos padrões normais - que seria tom sobre tom - e partimos para uma escolha de cores discretas e bonitas. Quanto o trabalho ficou pronto, não resisti e sugeri que fosse colocado em uma moldura rústica... e ficou maravilhoso.
Vale a pena ousar de vez em quando...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cerejas....








Que descoberta maravilhosa que acabei de fazer... gosto de infância... que dá saudades...

Minha Tia Olga, sempre contava uma história e era apaixonada por cerejas... no Natal sempre davamos de presente um vidrinho de cerejas... ela dizia que quando criança, ficava a comer muitas cerejas... ela nasceu na Polonia, minha mãe nasceu na Alemanhã,Tia Erna nasceu na Russia, e meus avós por um tempo foram até a Sibéria... eles viviam fugindo das guerras...

Tia Olga contava que trabalhou em uma casa, e que tinha um grande pomar de cerejas....um dia escutou o barulho dos aviões... e saiu correndo para o pomar...e lá foi o refugio dela... a casa foi bombardeada e ela se salvou pois estava no meio das arvores ...


Tenho visto em muitos blogs, as tais frutinhas vermelhas e ficava admirada, com a beleza delas, e agora como um passo de mágica, veio em minha memória e ... descubro são as frutinhas que tanto minha tia falava.

Que bom! tive o gosto de ver as frutinhas na neve... obrigado pelas fotos maravilhosas...


Berlingots - Doces Sabores


Berlingots - Doces sabores - foram criados a partir de desenhos tradicionais da Letônia, dando um ar de suaves sabores: morango, curaçau, pitangas, lima-limão e menta.

Conta a história, que o padeiro do Papa Clemente V (1305-1314), residente em Carpentras - França, que para comemorar a dissolução "L Ordre dês Templiers", preparou uma iguaria, utilizando uma grande quantidade de xarope que tinha sido inutilizado, e acrescentou nesse caramelo limão e hortelã. Ele esticou o caramelo com palitos e ofereçeu ao Papa, com estas palavras: "Honra a Bertrand de Got - cortar com tesouras de ouro". Bertrand era o antigo bispo de Brodéus.

Se a origem do nome vem do século XIV, é seguro dizer que temos um confeiteiro de Carpentras François Long Pascal, que em 1840 teve a idéia do uso do xarope com frutas - dando a base da composição desses doces. Em seguida teve a brilhante idéia de acrescentar uma massa branca de açúcar. Assim os primeiros berlingots tinham uma côr âmbar, com nervuras finas de açúcar branco.

O Berlingot de Carpentras nascia com essa característica, outros confeiteiros começaram a usar variados sabores: cereja, pêssego, pera, ameixas, figos, melão, damasco, hortelã, limão, menta, anis, laranja e pitangas.

Em 1824-1897 Gustave Eysseric passou a produzir em escala industrial, e determina que os berlingots fossem colocados em latas decoradas. Hoje essas latas são procuradas por colecionadores.

Infelizmente na guerra de 1939 a indústria se retraiu e em 1962 existiam somente 5 confeiteiros.

Em 1994, Thierry Vial, procura recuperar a produção e salvar a memória dos berlingots.

Hoje a região de Carpentras na França, faz parte de um roteiro turístico para conhecer a fabricação e os mestres dos berlingots artesanais.
E viva aos berlingots!!!!
Visite nosssa página e adquira o kit de Berlingots...






domingo, 17 de janeiro de 2010

A história de uma vida!!!

Para contar a história desse avental do quadro, quero fazer uma homenagem a minha mãe (in memoriam), que nasceu na Alemanhã... que percorreu vários países europeus em tempo de guerra e chegou ao Brasil. Mulher de fibra e muita determinação!


Edith Albrecht, nasceu em 07 de junho de 1920 na Alemanhã ... e esse é o registro de nascimento!!!



Essa foto de embarque de imigrantes para o Brasil, não sei dizer se foi por parte do meu pai, pois meus avos vieram da Letônia - Latvia, no ínicio do século passado e minha mãe chegou da Alemanhã em 1927, e as duas familias se instalaram na cidade de Nova Odessa, pois grande parte dos imigrantes letos sairam do Porto de Odessa na Ucrânia.


Esse documento com a foto de minha avó e minha mãe. Minha avó Otilia Albrecht, também nasceu na Alemanhã em 17.06.1879, e quando veio para o Brasil já tinha 48 anos.
Vieram meu avô, Tios Daniel, Efrain, Herbert, Tia Olga e Tia Erna.

Este documento é o documento de embarque da Minha avó em 20 de agosto de 1927.



Este documento de embarque é da minha mãe em 20.08.1927.


Este documento é datado de 9 de setembro de 1927, para conferência dos imigrantes, dentro do navio. E o primeiro Visto no Consulado Geral do Brasil, foi em Hamburgo - Rio Grande do Sul em 04 de outubro de 1927. Depois vieram até o Porto de Santos... e direto para a cidade de Nova Odessa.



Aqui meus pais , com certeza numa tarde de domingo , na casa de meus avôs paternos. Conheci esse lago e nos domingos brincavamos aqui com meus primos e meus irmãos.

Aqui numa tarde de domingo escutando música na casa de minha avó materna.




Acreditem... aqui o convite de casamento em 29.06.1945 na I Igreja Batista de Nova Odessa, já que os alemães e letos eram luteranos...


Minha mãe e meu pai no dia do casamento!! Ficaram casados por 19 anos... já que meu pai veio a falecer quando eu tinha 8 anos...


Aqui a festa de casamento é as moças que ajudaram a servir na recepção.. todas usaram um avental igual ao do quadro.


E hoje esse avental faz parte do acervo do Museu do Bordado Lee Albrecht. Não é maravilhoso!!!


sábado, 16 de janeiro de 2010

Anjos


Em 1997 uma amiga comprou uma revista importada que tinha o gráfico desses anjos, e eu me apaixonei por eles... não resisti e começei a bordá-los, fiquei encantada e a cada rosto que terminava, precisava bordar logo o outro... e foi em um tempo record.... em 2 meses o quadro estava pronto....

Quem desenhou esse gráfico foi inspirado por Deus, pois a leveza das cores usadas sempre transmitiram a calma e a pureza dos anjos.. um dia passeando pela internet, de repente encontro de onde veio a inspiração... e fiquei encantada....um cartão postal de Dezembro de 1903.... gente é maravilhoso... isso foi desenhado a mais de 100 anos....


Artista quem desenhou o cartão postal.... artista quem elaborou o desenho... Fantástico!!!

Hardanger

Aqui desenhei um Hardanger, com ponto cruz e enfeitei com pequenas pérolas... queria dar um tom suave que lembrasse as plantações de lavanda na Região de Provence.

Acabei fazendo a caixa para guardar pequenas lembranças, mas depois uma aluna bordou para colocar no Lavabo dela, e outra bordou para fazer uma pequena bandeja.







Moda Vitoriana 1830-1900


Vale a pena visitar o link abaixo, do blog da Vaivaj da cidade de Vilnius na Lituânia, ela escreve sobre uma exposição de roupas vitorianas, e ainda colocou vários links, onde você pode ver outras fotos da exposição.
Quem gosta de bordar, aprecia um pouco de cada coisa, e olhar esses detalhes, só nos acrescenta um pouco mais em nossa cultura pessoal.

Vaivaj foi uma das primeiras seguidoras do meu blog, e mesmo com a distância, aprendi a gostar do jeito dela. Vale lembrar que ela parece muito uma amiga minha Maureen.
Me veio na memória agora, que a Ana Paula, do blog dicasdepopola.blogspot.com - me falou outro dia - Depois que eu conheci você e a escola passei a admirar o bordado de forma diferente. E é isso que eu quero de cada uma que vem passear aqui... começem a olhar os detalhes... foram mãos que bordaram... foi um tempo precioso da bordadeira... são materiais diferentes... cores de cada região do mundo... e com isso nossa criatividade só aumenta.
Um abraço e um beijo carinhoso a todas. Lee